26 novembro 2009

Rosa-dos-Ventos

|

A rosa-dos-ventos é um instrumento de orientação baseado nas quatro direções fundamentais e suas intermediárias. A rosa-dos-ventos corresponde à volta completa do horizonte e surgiu da necessidade de indicar exatamente uma direção que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância.


Rosa-dos-ventos mostrando a abreviatura dos pontos cardeis, colaterais e subcolaterais

Assim, praticamente todos os pontos na linha do horizonte podem ser localizados com exatidão. Cada quadrante da rosa-dos-ventos corresponde a 90º: considera-se o norte a 0º; o leste a 90º; o sul a 180º, o oeste a 270º, e novamente o norte a 360º.
A utilização de rosas-dos-ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu desenho em forma de estrela tem a finalidade única de facilitar a visualização com o balanço da embarcação, portanto os quatro pontos cardeais principais são os mais fáceis de ser notados: norte (0º de azimute cartográfico), sul (180º), este ou leste (90º) e oeste (270º). Dependendo do tamanho da bússola podem caber mais quatro pontos que são chamados de pontos colaterais; nordeste (45º), sudeste (135º), noroeste (315º) esudoeste (225º) e se o visor for maior ainda costumam incluir mais oito pontos , chamados pontos sub-colaterais; nor-nordeste (22,5º), lés-nordeste (67,5º), lés-sudeste (112,5º), su-sudeste (157,5º), su-sudoeste (202,5º), oés-sudoeste (247,5º), oés-noroeste (292,5º) e nor-noroeste (337,5º).

Pontos cardeais
 E: este ou leste
 N: norte
 O ou W: oeste
 S: sul

Pontos colaterais
 NE: nordeste
 NO ou NW: noroeste
 SE: sudeste
 SO ou SW: sudoeste

Pontos sub-colaterais
 ENE: lés-nordeste
 ESE: lés-sudeste
 SSE: su-sudeste
 NNE: nor-nordeste
 NNO/NNW: nor-noroeste
 SSO/SSW: su-sudoeste
 OSO/WSW: oés-sudoeste
 ONO/WNW: oés-noroeste


Exemplo de rosa-dos-ventos completa

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Equipe Coral Sub - Pesca em Apnéia | Template Blue by TNB