06 agosto 2009

|

Caça sub Certo ou Errado?

O caçador sub é aquele que pratica a caça sub sem o auxilio de ar comprimido ou compressores.

O caçador sub é limitado (além do próprio fôlego), as condições do mar e do clima.

EX.: PROFUNDIDADE, TEMPERATURA, CORRENTEZAS E LOCAIS ADVERSOS.

É a modalidade mais seletiva de captura de peixes. Pode-se escolher espécie, tamanho e quantidade.

E respeitando o defeso e leis que regem a pesca no Brasil. Defeso, moratórias e proibições,

Pela legislação brasileira, apenas os profissionais (aqueles que tiram o sustento dessa atividade), podem usar ar comprimido. Os que não são profissionais e que não praticam a caça com esportividade não são nada!

Os caçadores sub atualmente são muito criticados por ambientalistas, mas as pessoas que se intitulam ambientalistas ou ecologistas fecham os olhos para a indústria pesqueira, e que abastece supermercados do mundo inteiro. Esteja certo que, uma hora de pesca de um barco de arrasto, em um dia pegará mais peixe do que todos os caçadores submarinos pegariam em um ano.

Os barcos pesqueiros capturam peixes que ainda não estão prontos para serem consumidos, pois não existe seleção na captura.

Já a caça submarina é feita uma seleção e apenas o que interessa é capturado, sem desperdícios. Alem do mais as redes causam danos irreversíveis a vida marinha no fundo.

Sem contar com a poluição e lixo que esses barcos deixam em nossos mares.

Os caçadores sub, capturam o que vão consumir sem danos, desperdícios ou poluição.

A caça submarina é muito seletiva e exige o uso de todos os grupamentos musculares, e também pode ser usada como uma forma de relaxar e abrandar problemas de saúde como a asma.

O caçador submarino captura exemplares com tamanhos mínimos para consumo, exemplares que já se reproduziram uma vez e são mais velhos, e esses peixes servirão de alimento para sua família.

Quantas pessoas você conhece que consegue afundar mais de 20 mt apenas com um só fôlego e praticar a caça sub?

(Desabafo)

E agora você entende o por que nós pescadores submarinos somos mal reconhecidos pela sociedade?

Porquê praticamos nosso esporte com consciência e não degradamos o meio ambiente, somos apontados, criticados e porque não crucificados pelos "ecologistas" e "ambientalistas", tenho certeza que se começarmos a destruir, a matar e a sujar não seremos mais os "vilões" da história.

Mas eu sou brasileiro e nunca desisto!

(Dizeres de um Sábio Pescador Sub)

"Uma boa pescaria não é feita pela quantidade de peixes pescados e sim pela qualidade da própria pescaria, aproveitando cada momento de contato com a natureza, e da escolha do que se vai pegar." (Jalencar guarapasub)

3 comentários:

Azoresub-Bluewater disse...

Bom artigo!!
Gostei!!

Azoresub-Bluewater disse...

Veja o meu blog de caça sub:
http://azoresub-bluewater.blogspot.com/

Anônimo disse...

Nos tempos de hoje não interessa pra governantes a naturaza e o meio anbiente, o q importa pra eles é o que eles colocam no bolso e nas suas contas gordas bancárias...ipocritas, ladrões da sociedade que contaminam à todo tempo nosso lindo Brasil...

Postar um comentário

 

©2009 Equipe Coral Sub - Pesca em Apnéia | Template Blue by TNB