04 março 2010

Mutirão para limpar Baía de Vitória

|


O lixo exposto quando a maré está cheia e a poluição devem ser problemas minimizados na Baía de Vitória que passará por uma grande 'faxina' no dia 15 deste mês. A limpeza será uma ação entre as prefeituras de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. Na tarde desta quinta-feira (4), os secretários de serviços das quatro cidades se encontram para organizar o primeiro mutirão simultâneo de limpeza da baía. Nesta quarta-feira (3), quem passou pela Avenida Beira-Mar durante a tarde notou uma grande quantidade de lixo boiando nas águas do canal.



A unificação no processo de limpeza, segundo a Prefeitura de Vitória, partiu da Capital, já que não adianta limpar apenas um lado da Baía de Vitória, se a outra margem estiver suja. Nesta quinta, os secretários se reúnem na Secretaria de Serviços de Vitória, na Enseada do Suá.

A limpeza no dia 15 deste mês será feita com a maré no nível mais baixo. O objetivo é viabilizar o trabalho das equipes nos quatros municípios. A previsão é que o serviço comece às 8 horas e vá até o final da tarde.






Limpeza

Somente em Vitória, cerca de 150 garis participarão da limpeza, com três basculantes e uma pá carregadeira. Eles estarão distribuídos em pontos como as ilhas do Boi, do Frade, das Caieiras, Curva da Jurema, Jardim Camburi, Goiabeiras, Resistência, Andorinhas, Joana D'arc e São Pedro.

No ano passado foram realizados quarto mutirões de limpeza pela Prefeitura de Vitória. Na última 'faxina', no dia 30 de novembro do ano passado, foram 15,31 toneladas de lixo recolhidas da baía de Vitória pela Secretaria Municipal de Serviços (Semse).

Nos quatro mutirões realizados em 2009 (nos meses de janeiro, abril, setembro e novembro), a prefeitura retirou da baía de Vitória o total de 95,14 toneladas de lixo. Grande parte do lixo era de garrafas pet, pedaços de madeira, isopor e papel, tendo sido recolhidas, no primeiro mutirão, 34,09 toneladas; no segundo, 30,5 toneladas de resíduos; e, no terceiro, 30,55 toneladas.

Em 2008, a Prefeitura de Vitória realizou cinco ações semelhantes e foram recolhidas 144,2 toneladas de lixo em toda a baía.

Fonte: Gazeta online / Foto: Leonardo Soares

03 março 2010

Tubarão é flagrado na Flórida com argola entalada na cabeça

|

Um tubarão foi flagrado por dois mergulhadores norte-americanos com uma argola de plástico entalada na cabeça. John Dickinson e Chip Garber estavam mergulhando na região de Palm Beach, no estado da Flórida (EUA), quando encontraram o animal.


Tubarão foi flagrado por dois mergulhadores com uma argola na cabeça. (Foto: Reprodução/WPTV)



Segundo reportagem da emissora "WPTV", eles chegaram a pensar que o tubarão estava morto. "Porém, depois que puxar seu rabo, ele começou a nadar", disse Dickinson. Apesar do perigo, a dupla decidiu se aproximar do animal e retirar o objeto.

Os mergulhadores notaram que a argola está atrapalhando a alimentação di tubarão. Segundo Dickinson, foi possível perceber que ele tinha perdido muito peso. "Esperamos que o tubarão volte a comer novamente e viver uma vida saudável", disse.

Fonte: Gazeta online

02 março 2010

O fundo da Linha (Pesca Predatória)

|



A Greenpeace está a divulgar o vídeo documentário O Fundo da Linha para alertar a destruição causada pela pesca de profundidade em águas internacionais.

 

©2009 Equipe Coral Sub - Pesca em Apnéia | Template Blue by TNB