14 junho 2010

Guillaume Nery base jumping at Dean's Blue Hole

|

02 junho 2010

Ministério da Pesca e Aquicultura passa a emitir licenças da pesca amadora

|

A partir do dia 28 de maio, os pescadores amadores no País, brasileiros ou estrangeiros, já podem contar com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para o fortalecimento de suas atividades. É que o ministério começa, efetivamente, a ser o responsável pela concessão e renovação de registros (licenças) nesta modalidade de pesca, além de coordenar toda a política voltada para o setor.
Criado em meados de 2009, o MPA pretende tornar o Brasil um grande produtor de pescado, de forma sustentável, aproveitando o gigantesco potencial hídrico do País, no continente ou no mar. Para tanto o ministério constrói ou moderniza terminais portuários pesqueiros públicos em todo o País, implanta parques aquícolas (áreas destinadas à produção de pescado em cativeiro) em grandes reservatórios de hidrelétricas, controla os estoques pesqueiros e concede licenças de pesca.
Agora o ministério assume um novo desafio, o de planejar e executar a política nacional para a pesca amadora, a partir do diálogo permanente com a categoria. Anteriormente de competência do IBAMA, a pesca amadora, além de ser uma importante atividade de lazer e entretenimento para todos os brasileiros, tem implicações positivas para a dinamização e interiorização da economia, para a promoção do turismo, para a geração de empregos e o aumento de renda das populações tradicionais e para a preservação dos recursos pesqueiros.

Comissão de Ordenamento

No último dia quatro de maio, o ministro Altemir Gregolin, da Pesca e Aquicultura, criou a Comissão Técnica de Ordenamento da Pesca Amadora (CTOPA).
Coordenada pelo engenheiro de pesca Carlos Alexandre Gomes de Alencar, esta comissão tem, dentre suas atribuições, o prazo de 180 dias para elaborar e concluir um relatório com análises e propostas de alterações ao Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora (PNDPA). Este programa promove ações voltadas para o ordenamento e apoio ao desenvolvimento da pesca amadora.

A comissão conta com representantes de diferentes secretarias do MPA, como a de Planejamento e Ordenamento da Pesca, de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura e de Infraestrutura e Fomento da Pesca e Aquicultura.
O pescador amador

Dados do IBAMA revelam que, em 2009, existiam 190 mil pessoas no Brasil com licença de pesca amadora. Esta modalidade de pesca tem uma definição precisa. A lei nº 11.959/2009, a chamada Lei da Pesca, define o pescador amador como “a pessoa física, brasileira ou estrangeira, que, licenciada pela autoridade competente, pratica a pesca sem fins econômicos”. Existem duas categorias na modalidade, “pescador embarcado” e “pescador desembarcado”, que pagam taxas diferenciadas de licenciamento anual.

A lei dispensa do pagamento da taxa os aposentados e os maiores de sessenta e cinco anos, se do sexo masculino, e de sessenta anos, se do sexo feminino. Mas desde que utilizem, para o exercício da pesca, linha de mão, caniço simples ou com molinete, empregados com anzóis simples ou múltiplos, e que não sejam filiados clubes ou associações. O exercício da pesca amadora também não pode estar relacionado à atividade comercial.
Paixão dos brasileiros

O Brasil é o paraíso dos adeptos da pesca amadora. O País possui 13,7% da água doce disponível do mundo, em grandes bacias hidrográficas, e conta ainda com aproximadamente 8,5 mil quilômetros de litoral com uma grande diversidade de opções para a prática da pesca amadora. Há lugares para pesca generosos e adequados ao gosto de cada um. Rios, lagos, represas, balneários, pesque-pagues, praias, pescarias em alto-mar e muitos outros lugares. É uma verdadeira paixão nacional.

Na avaliação de Carlos Alexandre, coordenador da comissão técnica, o pescador amador é quase sempre um entusiasta, estudioso da pesca e consciente da necessidade de se proteger a natureza. É também um importante protagonista para o desenvolvimento e interiorização do turismo.

Leituras Complementares:

Pesca Amadora (Esportiva)
http://www.mpa.gov.br/#pesca/pesca-amadora

Saiba como fazer para emitir a licença
http://www.mpa.gov.br/#destaques/nova-licenca-pesca

Site do Ministério da Pesca e Aquicultura
http://www.mpa.gov.br/

20 maio 2010

Lastros Caseiros

|

Para quem gosta de uma bricolagem, vai uma quentinha!
Lastros Caseiros, faça você mesmo os seus, este tutorial mostra de uma forma simples como proceder para fazer o molde com areia.
O melhor de tudo é que se pode ter uma boa noção e modificar conforme a criatividade que tivermos.

PS.: Não esqueçam de usar equipamentos de segurança EPI (luvas, óculos e jalecos se possível de couro)


chumbo de balanceamento de rodas




coloca em um candinho (feito de lata de nescau costurado com arame)




segunda fase deixa o chumbo entrar em faser liquida



o molde que utilizei foi um pedaço de madeira formato quadrado 12cm x 9cm


olha o molde como fica


utilizo dois pedaços de madeira na parte de dentro da forma da espessura e largura do seu cinto

ao colocar esses pedaços de madeira tem-se que firmar-los bem, pois com o contato do chumbo ele pode ser arrancado do molde


nessa fase é muito importante que se tenha cuidado porque o chumbo pode explodir


fase sólida

quando retirar o chumbo tem quer refazer todo o processo novamente


está pronta a barra de lastro


com uma faca ou objeto cortante retira-se o excesso


cada peso desse tem aproximadamente um quilo ou até mais



particulamente utilizo uma câmara de ar, mais tem pessoas que usa cinto normal

essa é da pirelle mais tem um monte ai no mercado que custa nada mais que 5.00 reais


próxima fase, coloca-se os pesos no cinto


cada peso industrial custa em media 18 a 20 reais


lastros com diferentes tamanhos



Espero que tenham gostado da bricolagem

Lembrem-se que é perigoso a manipulação de metais em forma líquida.
Os gases emitidos pelo chumbo derretido pode causar problemas sérios de saúde.
O blog Equipe Coral Sub se exime de qualquer responsabilidade pelo uso incorreto ou danos a saúde de qualquer usuário desta bricolagem.


Fonte: Thiago (Guarapas caça sub / Orkut)

18 maio 2010

Bungee's Caseiros

|

Apresento a vocês 2 videos de bricolagem para confecção de bungee's.
Espero que gostem e boas pescarias!

Bungee comum modelo padrão (borracha 9mm a 10mm)


Bungee feito com elastico comum (prendedor de moto)

 

©2009 Equipe Coral Sub - Pesca em Apnéia | Template Blue by TNB